Imagina-se como era difícil viver na natureza para nossos antepassados, onde eles não tinham televisão, fogão, geladeira, ficavam no escuro durante a noite ... Quando o homem aprendeu a coordenar o fogo foi a sua primeira grande conquista energética, depois disso a natureza sempre esteve ao seu lado. Ao longo de anos o homem aprendeu a produzir luz, calor e movimentos a partir de outros recursos naturais. Energia é tudo que produz uma ação, assim ela se encontra em várias formas: Energia mecânica, Energia calorífica, Energia química, Energia magnética entre outras, imagina se não tivesse energia no planeta, não haveria vida, pois precisamos da energia para nós se comunicarmos, se mover, para ter um conforto em nossas casa e para que nós temos uma iluminação a noite. ''Na natureza nada se cria, tudo se transforma''.
Energia renovável é a energia que se originam de fontes naturais como vento, chuva, sol, rios, matéria orgânica, e da maré, que tem sua capacidade de se renovar sendo assim elas não se esgotam. No ano de 2008 em média de 20% do consumo mundial de energia, foi utilizado as fontes de energias renováveis.
Energia limpa é a energia que é retirada das fontes renováveis de energia, que durante o seu processo de produção ou consumo não libera resíduos ou gases(ou liberam muito pouco) poluentes que contribuem para o aquecimento global, assim sendo ela se torna importante para a proteção do meio ambiente e também com a qualidade de vida das pessoas. Por outro lado não são queimados combustíveis e fósseis, em 2011 foi usado 20% de energia limpa. Suas principais fontes de energia limpa são:
- ENERGIA SOLAR: são recebidas através da captação de energia luminosa e térmica que vem do sol, painéis solares são instalados nos tetos das casas onde capturam a fonte solar, ela não é poluente, não afeta no efeito estufa. Sua única desvantagem é que ela é muita cara, e isso faz com que nos países pobres e inclusive no Brasil ela seja pouca encontrada. Seus maiores produtores são o Japão e EUA.
- PRÓS: Sua fonte é inesgotável de energia, tem seus equipamentos com baixo custo de manutenção, abastece locais aonde a rede elétrica comum não consegue chegar
.
- CONTRAS: Sua produção é interrompida durante a noite e também é diminuída durante a chuva, neve ou em locais em que o sol aparece pouco.
- CONTRAS: Sua produção é interrompida durante a noite e também é diminuída durante a chuva, neve ou em locais em que o sol aparece pouco.
- ENERGIA EÓLICA: Energia que é gerada através do vento, ainda não é muito utilizada, mas é considerada uma importante fonte de energia por ela ser limpa, ainda só 1% dessa energia gerada no mundo, seus principais produtores são a China, EUA, Alemanha e Espanha.
- PRÓS: Sua fonte é inesgotável de energia; abastece locais aonde a rede elétrica comum não consegue chegar.
- CONTRAS: Tem uma grande poluição visual(em apenas um parque eólico pode ter centenas de cataventos), em algumas vezes tem alguns cataventos que fazem muito barulhos, e também morte de pássaros, pois eles se chocam com as pás dos cataventos.
- ENERGIA DAS MARÉS: As águas do mar movimentam uma turbina que aciona um gerador de eletricidade, com um processo bem parecido com a da energia eólica. Seus maiores produtores são a França, Inglaterra e Japão.
- PRÓS: Sua fonte de energia é abundante capaz de abastecer milhares de cidades costaneiras.
- CONTRAS: Tem como diferença que o nível das mares ao longo do dia deve ser de 5 metros, assim a produção é irregular devido ao ciclo da maré, que tem duração até 12h30.
- ENERGIA BIOGÁS: Transformação de excrementos animais e lixo orgânico, como restos de alimentos em uma mistura gasosa, onde é substitui o gás de cozinha, que é derivado do petróleo. A matéria-prima é fermentada por bactérias num biodigestor, liberando gás e o adubo.
- PRÓS: Substitui o petróleo, dá um fim ecológico para o lixo orgânico, gera fertilizantes, os produtos rurais podem produzir e até vender o gás ou invés de eles pagarem por ele.
- CONTRA: Difícil armazenamento do gás.
- ENERGIA BIOCOMBUSTÍVEIS: Geração de etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar e do milho) e biodiesel para veículos automotores a partir dos produtos agrícolas ( como semente) e cascas, galhos e folhas de árvore, que sofrem um processos físicos- químicos, o Brasil é um dos maiores produtores mundiais.
- PRÓS: Substitui diretamente o petróleo, os vegetais que são usados na fabricação absorvem CO2 na sua fase de crescimento.
- CONTRA : Produção da matéria-prima ocupa terras destinadas a plantação de alimentos.
Com esse trabalho realizado, eu pude perceber que a energia que menos prejudica o meio ambiente são as energia solar(sol) e a eólica(vento), por que elas vem de fontes renováveis que não prejudica o meio ambiente, não afeta o efeito estufa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário